Ingredientes
- 3 xícaras de chá de polvilho doce
- 3 xícaras de chá de água em temperatura ambiente
- Um quarto de colher de chá de cúrcuma
- 2 xícaras de chá da farinha de tapioca com cúrcuma
- 2 colheres de chá de azeite
- Meia colher de chá de sal
Modo de preparo
- Numa tigela grande, misture o polvilho com a cúrcuma. Regue com a água de uma só vez e misture com uma espátula de silicone para dissolver o polvilho — mexa devagar, raspando o fundo da tigela, pois no início o polvilho se agrupa no fundo e demora um pouco para dissolver.
- Cubra com um prato ou tampa e leve à geladeira para hidratar por cerca de 8 horas. Se preferir, deixe o polvilho hidratando da noite para o dia.
- Passado o tempo de descanso e hidratação, o polvilho vai decantar no fundo da tigela — repare que a água que sobra na superfície fica mais translúcida. Escorra a água na pia — pode virar a tigela de uma vez e sem medo, pois a massa de tapioca fica bem firme no fundo, parecendo um bloco de gesso.
- Coloque um pano de prato sobre a massa de tapioca, dando uma apertadinha, e deixe ali por cerca de 10 minutos para tirar bem o excesso de água.
- Com uma colher, quebre a massa de tapioca em pedaços grandes, ainda na tigela. Para peneirar a tapioca: coloque uma peneira de malha mais grossa sobre uma tigela e passe alguns pedaços da massa de tapioca sobre a peneira, aos poucos, usando uma colher.
- Preaqueça o forno a 200 graus Celsius.
- Numa tigela, coloque a farinha de tapioca, o sal e o azeite. Misture bem com as mãos para incorporar o azeite na farinha; pode até dar uma apertadinha — o azeite evita que o beiju fique quebradiço ao assar.
- Sobre uma assadeira grande, de 30 por 40 centímetros, peneire a farinha de tapioca preenchendo todo o fundo — é importante fazer uma camada bem uniforme para que o beiju asse por igual. Se algumas partes ficarem mais finas que outras, podem queimar.
- Leve ao forno para assar por cerca de 12 minutos, ou até que o beiju fique firme e sequinho ao toque e as bordinhas comecem a envergar.
- Retire do forno e deixe esfriar antes de quebrar e servir. Repita o processo com o restante da farinha de tapioca para fazer a outra placa.
Comentarios
0 mensagensFaça login para comentar.
Receitas Pro
Ainda nao ha comentarios.