Ingredientes
- 1 litro de leite
- 6 gemas de ovos (reserve 4 claras para o merengue)
- 1 xícara de chá de amido de milho
- Meia xícara de chá de açúcar
- Raspas de 1 laranja-baía
- 4 bagas de cardamomo
- 2 colheres de sopa de manteiga gelada
- 1 panetone de 400 gramas
- 1 lata de pêssego em calda (8 metades de pêssego)
- 4 claras de ovo
- 1 xícara de chá de açúcar
Modo de preparo
- No pilão, bata levemente o cardamomo para abrir a baga. Retire as sementes e bata bem para triturar.
- Em uma panela média, coloque 1 litro de leite, metade do açúcar e o cardamomo. Leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, desligue — cuidado para não deixar o leite derramar!
- Numa tigela média, misture bem as gemas com o restante do açúcar e 1 xícara de chá de amido de milho, usando um batedor de arame, para formar um creme.
- Aos poucos, de concha em concha, vá adicionando metade do leite quente às gemas de ovos, mexendo bem a cada adição. Esse processo, chamado de temperagem, evita que as gemas cozinhem no leite quente e o creme talhe.
- Transfira a mistura de gemas para a panela com o leite e leve ao fogo baixo. Mexa bem com o batedor de arame até o creme engrossar. Desligue o fogo e misture 2 colheres de sopa de manteiga gelada e as raspas de laranja.
- Transfira o creme ainda quente para uma tigela e cubra com um filme, de modo que ele fique em contato com o creme, para que não se forme uma película grossa.
- Leve à geladeira para esfriar por cerca de 2 horas.
- Leve uma panela pequena com água ao fogo médio. Ela vai servir de base para o banho-maria.
- Em uma tigela de vidro refratário (ou de inox), coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela com água e mexa com um batedor de arame por cerca de 4 minutos. Para ter certeza de que está no ponto, retire com uma colher uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.
- Transfira para a batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até formar um merengue brilhante.
- Passe o merengue para uma tigela, raspando bem com uma espátula de silicone. Reserve.
- Sobre uma tigela, passe os pêssegos por uma peneira e deixe escorrer bem a calda — não descarte a calda, ela vai ser usada para umedecer o panetone.
- Corte cada metade de pêssego ao meio no sentido do comprimento. Corte o panetone em 4 fatias no sentido da largura.
- Numa taça de vidro grande (com pé) de 19 centímetros de diâmetro e 13 centímetros de altura (ou com capacidade para 3 litros), coloque uma das fatias de panetone.
- Com as mãos, corte outra fatia em pedaços para preencher os espaços vazios do fundo da taça, formando a primeira camada do pavê.
- Com uma colher, regue o panetone com cerca de um quarto de xícara de chá da calda de pêssego. Cubra a camada de panetone com metade do creme de confeiteiro, deixando cerca de 1 centímetro de borda de panetone livre.
- Distribua metade do pêssego cortado ao redor do creme e, com uma colher, termine de espalhar o creme, junto ao pêssego — assim as camadas do pavê ficam bem visíveis na taça.
- Faça mais uma camada de panetone, calda, creme e pêssego. Cubra com o merengue, formando picos — quanto mais rústico, mas bonito fica. Se quiser dar uma caprichada na apresentação, queime o merengue com o maçarico.
- Leve o pavê para a geladeira e deixe esfriar por pelo menos 2 horas antes de servir — quanto mais tempo na geladeira, mais gostoso o pavê fica. Se preferir, monte o pavê no dia anterior.
Comentarios
0 mensagensFaça login para comentar.
Receitas Pro
Ainda nao ha comentarios.